Para Enviar Matéria sobre a GCM Clique em Enviar Matéria para o Blogger



 Fale Conosco

Policia Municipal de 1949.

 Em 25 de Agosto de 1.949 foi criada a Polícia Municipal de Araçatuba pela Lei nº 54 – promulgada pelo então Prefeito Municipal Joaquim Geraldo Corrêa, o Zizinho, nesta época a Polícia Municipal contava com um efetivo de 20  homens e o serviço era feito a pé e nos locais distantes à cavalo. Trabalhavam das 22:00 às 04:00 horas da manhã.
A proposta do Poder Público Municipal era formar um corpo de policiamento, de vigilância noturna, Guarda de Repartições, monumentos, parques e jardins públicos, e também fiscalização do trânsito.
Em 1.964 o efetivo foi aumentado para 100 homens, criou-se os cargos de Secretário de Segurança Municipal, um de 2º Sargento para comandar a guarda, dois de 3º Sargento, um para comandar o policiamento de trânsito e outro para o policiamento municipal de vigilância, além de 3 Cabos que procediam a ronda; nesta época o serviço de ronda era feito com um Jeep Willis 51 e Lambretas.

Um comentário:

  1. ADEUS, COMPANHEIROS...

    Quantas madrugadas patrulhando, no frio, na chuva, domingo à domingo, as vezes sozinhos no patrimônio, nas viaturas, motos, e as seis da manhã, contávamos, as ocorrências.Quantos furtos, roubos, guangues, brigas, vândalos e etc... .Atendemos socorros com ambulância, policiamento armado,ajudando sempre as polícias, mas nossos nomes sempre como testemunhas nunca nos jornais.Agentes de trânsito ,“que sol”, farda azul “poliéster”, quantos acidentes vimos; queda de energia nos semáforos, aí nos chamavam, às vezes como àrbritos de futebol, sobrava “pra” mamãe.Já tentaram nos desarmar, tirar do trânsito, e até nos tirar das ruas, mas sobrevivemos, e outros não estão mais com a gente.
    Amanhã, tão logo, após 20 (vinte) anos de serviço, muitos já tem tempo para se aposentar, devido a “nova lei”.Muitos esquecerão de vocês, eu o mais novo não, ainda ficarei, mas naquele lugar em que você zelou tanto, talvez vocês não possam entrar mais. Mas meus Amigos, nunca se esqueçam, “...Se Deus é por nós...”. (Daniel de Souza, Guarda Municipal – Araçatuba/SP-BR)

    ResponderExcluir